Álcool atrapalha a fase profunda do sono

 

Muita gente opta por tomar uma taça de vinho antes de dormir para "relaxar", mas essa prática pode prejudicar o sono REM.

Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador. Esses são alguns sinais da insônia. Estima-se que um a cada cinco adultos sofram com esse distúrbio.

Para relaxar, algumas pessoas acabam apostando no álcool. Contudo, apesar de relaxar a musculatura, ter efeito ansiolítico e causar sonolência, o álcool pode atrapalhar o sono REM (fase profunda do sono).

“Quando o efeito do álcool acaba, a pessoa pode ficar mais alerta, podendo acordar”, alerta a especialista em medicina do sono e professora da Unifesp Lia Bittencourt. O álcool também potencializa distúrbios do sono como apneia, ronco e insônia.

E o café e chocolate: atrapalham o sono? “Café, bebidas e alimentos com cafeína atrapalham a indução ao sono. Isso porque a cafeína inibe a liberação de adenosina, uma substância que ajuda a iniciar o sono”.

Já o leite pode ajudar, sim! “Ele é a única bebida que pode ajudar a dormir, pois tem triptofano, uma substância que é transformada em serotonina no cérebro, o que ajuda a relaxar e favorece o sono”, completa Lia.

Veja dicas para dormir melhor:
- Vá para cama com sono
- Mantenha uma rotina regular para dormir
- Mantenha o quarto escuro e silencioso
- Mantenha a temperatura do quarto confortável
- Evite uso de medicações para dormir, sem prescrição médica
- Melatonina pode ter benefícios para algumas pessoas, mas o médico deve ser consultado
- Evite telas antes de dormir
- Não leve eletrônicos para cama

 

Chás ajudam a relaxar


Não existe comprovação científica de que os chás fazem a pessoa dormir. Mas eles podem ajudar a relaxar. Você já ouviu falar de chá feito com casca de mulungu? “O mulungu vai atuar se ligando a alguns neurotransmissores no nosso organismo, no nosso cérebro, no nosso sistema nervoso central. Ele ajuda em algumas queixas do sono. O chá trabalha a ansiedade, o relaxamento muscular e melhora a qualidade do sono”, explica a nutricionista Maria Angélica Fiut.

A preparação é fácil: uma colher de sobremesa da casca de mulungu e 250 ml de água. Ponha a água em um recipiente de vidro ou inox, acrescente cascas e leve ao fogo. Quando ferver, tampe a panela, baixe a intensidade da chama e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, use um coador para colocar o líquido na xícara.

A nutricionista alerta que não pode aumentar a quantidade da planta na preparação. Antes de usar qualquer tipo de chá é preciso levar em conta se a pessoa está usando algum medicamento. Nesse caso, é o médico quem vai poder dizer se o chá pode ser tomado junto com o remédio ou não.


Fonte: G1/Bem Estar