16 mudanças no quarto para dormir mais e melhor

Os objetos desse cômodo e o que você faz dentro dele influenciam na qualidade do sono

Não há atividade que tome mais tempo de nossa existência do que dormir. Também pudera: estudo após estudo, cientistas de vários cantos do mundo comprovaram (e continuam comprovando) a importância do sono para o bom funcionamento do organismo.

 

Saiba a intensidade ideal de atividade para a sua idade

Leve, moderada ou vigorosa: veja qual é a intensidade ideal de atividade para a sua idade

 A OrganizIlustração Viver Melhoração Mundial da Saúde (OMS) divulgou recomendações para cada faixa etária, a começar por crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos. Essa faixa etária deve participar de brincadeiras, jogos, esportes, educação física e atividades que envolvam recreação e locomoção, com a família, amigos e colegas.

 

6 medidas para envelhecer com saúde e manter a independência

 

A Organização Mundial da Saúde listou as principais estratégias para garantir a autonomia dos mais velhos e preservar a qualidade de vida
Durante o Congresso Internacional de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas, a médica brasileira Islene Araujo de Carvalho anunciou as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para preservar a chamada capacidade intrínseca das pessoas mais velhas. A meta é, por meio de certas ações, reduzir em 15 milhões o número de idosos dependentes de terceiros até 2025.

 

Alimentos que ajudam na digestão


Saiba como prevenir ou tratar a dispepsia (má digestão) e outros problemas digestivos com a alimentação
A digestão começa pela boca. Ao mastigarmos iniciamos o processo mecânico e acionamos enzimas encontradas na saliva, como a amilase salivar que degrada as moléculas grandes de amido em moléculas menores (maltose). Da nossa boca o alimento segue pelo esôfago e chega até o estômago, local onde a pepsina, outra enzima, “quebra” as proteínas. Na sequência o bolo alimentar vai para o intestino e sofre a ação de sucos digestivos produzidos ao longo do trato digestório.

 

Álcool atrapalha a fase profunda do sono

 

Muita gente opta por tomar uma taça de vinho antes de dormir para "relaxar", mas essa prática pode prejudicar o sono REM.

Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador. Esses são alguns sinais da insônia. Estima-se que um a cada cinco adultos sofram com esse distúrbio.

Para relaxar, algumas pessoas acabam apostando no álcool. Contudo, apesar de relaxar a musculatura, ter efeito ansiolítico e causar sonolência, o álcool pode atrapalhar o sono REM (fase profunda do sono).